Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Direito Processual Penal, que a partir de 2017 adota periodicidade quadrimestral (com três números por volume/ano), tem como objetivo primordial a produção de conhecimento cientí­fico de máxima qualidade, a partir de um processo editorial transparente, público e conforme com as diretrizes nacionais e internacionais sobre editoração cientí­fica e ética/integridade na avaliação dos manuscritos. Portanto, almeja-se criar espaço para um debate científico sério e consistente, que apresente reais contribuições ao aprimoramento da dogmá¡tica processual penal.

Portanto, a RBDPP tem como diferencial um consistente processo editorial de controle, avaliação e aprimoramento dos artigos submetidos, a partir da atuação dos seus editores e avaliadores, com conhecimentos específicos sobre as temáticas abordadas em suas seções e seu foco editorial. Por trata-se de periódico focado no Direito Processual Penal, a revisão por pares será direcionada a partir das temáticas e objetos especí­ficos dos trabalhos submetidos aos pareceristas que tenham produção científica diretamente relacionada. Assim, almeja-se a realização de avaliações sólidas e cientificamente fundamentadas, de modo a oferecer uma real contribuição no aprimoramento do manuscrito.

A RBDPP busca a sua consolidação como fonte científica confiável à dogmática processual penal e, para isso, adota as seguintes metas de curto e médio prazo:

  • Fortalecer a "cultura de periódicos" no Direito, partindo da premissa de que a produção científica de ponta deve ser feita, essencialmente, em artigos publicados em revistas cientificas certificadas, indexadas e com controle por pares rigoroso.
  • Fomentar a consolidação de uma rede de revistas científicas no Direito que adotem standards internacionais de rigor no controle por pares, integridade na produção científica e busca de impacto nacional e internacional.
  • Incentivo à produção científica consistente no Direito Processual Penal, especialmente a partir de dados empíricos e propostas concretas para solução de problemas reais da Justiça Criminal brasileira.
  • Adoção progressiva de medidas para ampliação da transparência e publicidade, com o objetivo de se alinhar com práticas de Ciência Aberta.

Notícias

Edição Atual

v. 10 n. 1 (2024)
					Visualizar v. 10 n. 1 (2024)
Publicado: 27.03.2024

Edição completa

Persecução penal: investigação, juízo oral e etapa recursal

Processo Penal em perspectiva interdisciplinar

Ensino e pesquisa científica em processo penal

Ver Todas as Edições