Avaliação QUALIS e notícias sobre classificação/impacto
Na última semana, a CAPES divulgou novas diretrizes para avaliação de revistas científicas no sistema Qualis-Periódicos, juntamente com uma tabela de pré-avaliação dos periódicos a partir dos novos critérios. Em tal projeção (não definitiva) a Revista Brasileira de Direito Processual Penal foi classificada no estrato B1.
Conforme informado pela coordenação, haverá a abertura de edital para reclassificação das revistas, momento em que tal pré-avaliação será verificada e então definida em termos finais. Ou seja, as notas divulgadas agora não são válidas nem aplicáveis (ainda não inseridas no Sucupira), mas somente uma estimativa para projetar o impacto das novas regras.
Em resumo, as novas regras se pautam pelos seguintes princípios (aqui o documento oficial):
- haverá somente uma classificação Qualis-Periódicos, para todas as áreas do conhecimento, e não uma específica para o Direito, de modo que os critérios tendem a ser unificados;
- os estratos possíveis serão A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, C;
- o fator de impacto será cada vez mais determinante para a qualificação do periódico.
A partir da análise dos requisitos divulgados e das estatísticas da RBDPP (divulgadas em V4, V5N1e V5N2), pensa-se que o estrato B1 será mantido ou provavelmente aprimorado no momento da avaliação definitiva, pois a RBDPP:
- atende a todos os requisitos básicos;
- não possui atrasos nas publicações;
- possui exogenia de autores, avaliadores e conselho editorial superior a 75%;
- possui artigos de autores estrangeiros em quantidade maior que 25% nos 3 últimos números (inclusive, acima de 50%);
- possui 50% dos autores com título de doutor em cada número;
- possui índice H5 de impacto no Google Scholar em 5;
- está indexada no WoS (ECSI) e foi recentemente aprovada para ingresso no Scopus (indexação em trâmite).
Portanto, a qualificação como B1 já foi uma vitória para uma revista jovem e em sua primeira avaliação, mas há fundamentos para a obtenção de uma qualificação ainda melhor!
Mas, para além de Qualis, a RBDPP tem apresentado resultados expressivos: além de um rápido aumento de impacto no Google Acadêmico, a revista foi recentemente aprovada para ingresso no Scopus (selo obtido por pouquíssimas revistas de Direito brasileiras e até estrangeiras).
Agradecemos a contribuição de autores, avaliadores e editores, e contamos com todos para a construção e a divulgação da RBDPP.