Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE)

Metas de curto e médio prazo (3-5 anos) – 2024-2028

Nos termos das recomendações Scielo 2020, “um componente crítico da gestão editorial é o Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE) que define ações, recursos necessários e resultados almejados para os próximos 3 a 5 anos”.

 

Premissas e bases gerais

  • Fortalecer a "cultura de periódicos" no Direito, partindo da premissa de que a produção científica de ponta deve ser feita, essencialmente, em artigos publicados em revistas científicas certificadas, indexadas e com controle por pares rigoroso.
  • Fomentar a consolidação de uma rede de revistas científicas no Direito que adotem standards internacionais de rigor no controle por pares, integridade na produção científica e busca de impacto nacional e internacional.
    • Incentivar e organizar eventos de debates sobre pesquisa, publicação e editoração em Direito.

 

Publicações

  • Priorizar e adotar medidas proativas para a publicação de pesquisas que aportem dados empíricos e/ou propostas concretas para solução de problemas reais da Justiça Criminal brasileira.
  • Adotar medidas para ampliar a paridade de gênero, raça e regionalização brasileira entre autores/as publicados.
  • Fomentar o debate científico direto e construtivo, incentivando respostas aos artigos publicados (seção “críticas científicas”).

 

Ciência aberta e transparência

  • Adoção progressiva de medidas para ampliação da transparência e publicidade, com o objetivo de se alinhar com práticas de Ciência Aberta.
  • Ampliação dos depósitos de Preprint e Postprint, nos termos das políticas da RBDPP recentemente alteradas sobre a questão.
  • Incentivo ao depósito de dados em Repositórios de Dados ou publicação na RBDPP junto ao artigo como documento complementar.
  • Fomento à publicação de pareceres de revisores na seção “críticas científicas”.

 

Indexações e impacto

  • Manter as indexações da RBDPP na Coleção Scielo Brasil, no Redalyc, Web of Science e Scopus, além de adotar medidas para potencializar o impacto da revista.
  • Manter classificação em estrato de excelência no Qualis-Periódicos-Direito.

 

Internacionalização

  • Manter a política de dossiês primordialmente com editores/as-associados/as estrangeiros/as com potencial de impacto e inseridos em redes de pesquisa internacionais.
  • Buscar maior divulgação e inserção entre pesquisadores estrangeiros.
  • Adotar medidas proativas para publicar maior número de artigos em idioma inglês.

 

Financiamento 

  • Buscar fomentos públicos, por meio de editais de financiamento de revistas científicas nacionais ou estrangeiros.
  • Ponderar a possibilidade de eventuais fomentos por instituições privadas, se compatível com parâmetros de integridade e mantida a independência da Revista.

 

Equipe editorial, conselho editorial e avaliadores/as externos/as

  • Buscar a ampliação da equipe editorial, conforme a demanda de submissões, por meio de editais públicos de seleção de novos/as editores/as.
  • Constantemente buscar a ampliação e renovação do catálogo de avaliadores/as externos/as, primando por paridade de gênero, raça e regional, além de expandir a internacionalização.
  • Aumentar a integração de membros do conselho editorial em questões centrais da revistas, futuros dossiês e eventuais decisões sobre recursos.

 

Divulgação científica

  • Estruturar “Plano de Marketing e Divulgação do Periódico” para ampliar o impacto das pesquisas publicadas, também para um público mais amplo e até não acadêmico.
  • Ampliar a inserção em redes sociais e incentivar a utilização de redes sociais acadêmicas pelos/as autores/as.
  • Adotar medidas para expandir o impacto das pesquisas publicadas no processo legislativo e na jurisprudência brasileira.
  • Potencializar a interação entre pesquisadores/as envolvidos/as na Revistas por meio de fóruns de debates e eventual sistema online para tanto.
  • Realizar evento anual para debate das pesquisas publicadas.
  • Organizar meios de divulgação e debate dos artigos publicados em pequenos eventos (webinars) e/ou podcast.
  • Divulgar press releases de novas edições e artigos publicados. (ex. Bori Agência e Nexo Políticas Públicas)