Por que publicar na RBDPP?

20.02.2017

 Enfrentando os obstáculos opostos aos periódicos em fase inicial de estabelecimento, a RBDPP adotará todas as medidas possíveis para a sua rápida consolidação como periódico de referência com reconhecida qualidade científica.

Assim, a RBDPP solicita a colaboração de professores e pesquisadores na submissão de artigos e na atuação como pareceristas.

Nesse sentido, ressaltam-se os seguintes pontos de destaque do periódico, que consolidam seu caráter científico e inovador nas ciências criminais no Brasil:

1) A utilização do sistema eletrônico SEER/OJS (ferramenta em expansão e incentivada pela Capes) torna o processo editorial mais célere, confiável e transparente, permitindo que o autor acompanhe em tempo real a etapa em que se encontra o manuscrito;

2) A publicação dos artigos com acesso aberto/livre permite a ampla divulgação dos trabalhos, incentivando uma produção científica consistente e acessível em âmbito nacional e internacional, com inúmeras vantagens em relação aos periódicos impressos e restritos;

  • acesso aberto = maior visibilidade -> aumento de citações = consolidação do autor.

3) Por ser uma revista destacadamente especializada, com seu foco/escopo e suas seções bem delimitadas, o artigo submetido será manejado por editores com conhecimentos nos temas e avaliadores especializados (com pesquisas e publicações) no objeto da pesquisa, assim os pareceres emitidos contribuirão efetivamente ao aprimoramento do estudo;

4) Referenciamento e indexação: a RBDPP buscará desde o início a sua inserção em sistemas de indexação de periódicos, como o Google Acadêmico, o DOAJ, o Sumários.org, a ResearchBib, o J4F, etc. Tal postura visa à ampla divulgação dos trabalhos publicados, visto que a indexação facilita a busca de eventuais pesquisadores interessados nas temáticas abordadas. Além disso, a Qualis/CAPES ressalta a importância da indexação, impondo como condição para a qualificação do periódico.

5) Cadastro de DOI e indexação na Crossref: desde seu primeiro número (2015), a RBDPP assegura o cadastro dos artigos na indexação da Crossref, obtendo um identificador DOI. Trata-se de mecanismo adotado pelos principais periódicos internacionalmente, reconhecido pela ABEC e pela Qualis/CAPES. O link DOI permite a inserção das informações do artigo no currículo LATTES de modo automático, inserindo botão para acesso direito ao artigo (ver tutorial). Além disso, permite o cadastro da produção em mecanismos como ORCID e ResearcherID, os quais têm crescido em importância no meio científico para certificação digital da produção acadêmica do pesquisador.

6) Reconhecimento autores e artigos já publicados: a qualidade dos textos já publicados (2015 e 2016) representará um certificado de reconhecimento aos autores, tendo em vista que a RBDPP pretende se consolidar como fonte primária de pesquisa científica em direito processual penal nos principais centros de investigação, como os diversos PPGs nacionais.

7) Celeridade do processo de avaliação: como medida de respeito ao autor, todas as medida serão tomadas para viabilizar a determinação da decisão editorial e sua comunicação ao autor em até três (3) meses, a partir da data da submissão.

8) Previsões de publicações: de modo a assegurar a transparência e a previsibilidade do processo editorial, a RBDPP estabelece as seguintes estimativas de datas para publicações em 2017 das submissões de "chamada geral", juntamente aos eventuais dossiês temáticos: