Editorial: Como elaborar um artigo científico para publicação
DOI:
https://doi.org/10.22197/rbdpp.v4i3.192Palavras-chave:
Metodologia, Artigo Científico, Publicação, Redação de artigos científicos.Resumo
A produção científica nunca foi tão escrutinada como nos dias que correm. Na era da informática e da informação partilhada a proliferação de revistas científicas online leva a que exista um duplo controle sobre as publicações. Não poderemos descurar que a credibilidade das revistas em linha está diretamente relacionada com a qualidade e originalidade dos artigos científicos publicados. Por outro lado, existe um maior controle sobre os artigos publicados, verificando-se exaustivamente se o mesmo não apresenta plágios. A função de controlo interpares (double-blind peer review) revela-se essencial ao permitir um escrutínio e a validação dos artigos científicos que se pretendem publicar. Escrever um artigo para publicação requer conhecimentos e técnicas apropriadas, caso contrário não estaremos na presença de um artigo científico, mas de um mero artigo de opinião. Ao longo deste editorial traçamos algumas linhas que poderão conduzir os nossos leitores, eventuais futuros autores, a um aperfeiçoamento na investigação, redação e posterior publicação de um artigo científico.Downloads
Referências
AMORAS, Fernando Castro e AMORAS, Aluana Vilhena, «A pesquisa no ensino superior: um ensaio sobre metodologia científica», Estação científica (UNIFAP), Macapá, v. 6, n. 3, set/dez 2016, http://dx.doi.org/10.18468/estcien.2016v6n3.p127-136
ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Globo, 1976.
ECO, Umberto, Como se faz uma tese em ciências humanas, 13.ª Edição, Lisboa: Editorial Presença, 2007.
GERRING, Jonh, Case Study Research, Principles and Practices, New York: Cambridge University Press, 2007.
MAGNUSSON, William E., «How to Write Backwards», Bulletin of the Ecological Society of America, Vol. 77, Nº. 2 (Apr., 1996), p. 88, disponível em http://www.jstor.org/stable/20168029
MARCONI, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria, Fundamentos de Metodologia Científica, 5.ª Edição, São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MIÑANO LACAROS, Juan Guillermo «Presentación del problema bajo una metodología reflexiva para la investigación científica», QUIPUKAMAYOC, Revista de la Facultad de Ciencias Contables, Vol. 22 N.º 42 pp. 109-112 (2014) UNMSM, Lima – Perú, DOI: http://dx.doi.org/10.15381/quipu.v22i42.11043
MEIRIM, José Manuel, Como pesquisar e referir em Direito, Coimbra Editora, 2008.
MILES, M. e Huberman, M., Analyse des Données Qualitatives. Recueil de Nouvelles Méthodes, 2ª edição. Bruxelles: De Boeck Université, 2003.
OLIVEIRA, Rafael Tomaz de, «Método Jurídico e interpretação do direito: Reflexões programáticas sobre a concretização dos direitos coletivos», Revista Brasileira de Direito, IMED, Vol. 9, n.º 2, jul-dez 2013. https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v9n2p90-129
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L., Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Grádiva, 1992.
RAMOS, Armando Dias, A prova digital em processo penal: o correio eletrónico, 2.ª Edição, Lisboa: Chiado Editora, 2017.
SAMPIERI, C. Roberto Hernández; Collado, Carlos Fernández e Lucio, Pilar Batista, Metodología de la investigación, México: McGraw-Hill, 1991.
STAKE, R., The Art of case study research, Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1995.
VASCONCELLOS, Vinicius Gomes de. A função do periódico científico e do editor para a produção do conhecimento no Direito e nas ciências criminais. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, v. 3, n.º 1, 2017. Disponível online em: http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v3i1.34
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de auto-plágio.
- Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença da Creative Commons.
A partir de 2022, os artigos publicados na RDPP estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os artigos puliicados até 2021 adotaram a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
---------------
Arquivamento e distribuição
Permite-se sem restrições o arquivamento do PDF final publicado, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou site pessoal, como Academia.edu e ResearchGate.