Editorial dossiê "Investigação preliminar, meios ocultos e novas tecnologias"
DOI:
https://doi.org/10.22197/rbdpp.v3i2.82Parole chiave:
Editorial, investigação preliminar, meios ocultos, novas tecnologias.Abstract
A sociedade internético-personocêntrica impõe novos desafios ao Direito, mas em especial ao Direito constitucional penal material e processual. A justiça é um bem precioso, a segurança é outro bem valioso, mas a liberdade é o maior valor da justiça. Esta trilogia exige ao legislador contenção para não ceder em agradar de todo os apelos dos cidadãos – justiça célere para o outro – e exige aos hermeneutas e exegetas um olhar atento nas opções político-criminais de persecução criminal face aos designados novos meios de obtenção/investigação de prova próprios da era digital que se revestem de uma natureza, materialidade e processualidade oculta. Impõe-se ao cientista do Direito que faça um exame crítico quanto aos fundamentos (pressupostos), fins e limites supraconstitucionais, constitucionais e infraconstitucionais do recurso às escutas telefónicas, aos agentes infiltrados físicos e digitais, ao rastreamento informático, às buscas digitais e apreensões digitais, ao registo de voz off e imagem, à videovigilância, aos campos avançados de investigação, ao controlo do GPS, do IP e do IMEI, e, até mesmo, à admissibilidade de utilização da itelligence para obtenção de prova criminal.Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Manuel da Costa. “Bruscamente no Verão Passado”, a Reforma do Código de processo penal. Observações críticas sobre uma lei que podia e devia ter sido diferente. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.
DIAS, Jorge de Figueiredo. Direito Processual Penal. Lições policopiadas por Maria João Antunes. Coimbra, 1988-9.
GIACOMOLLI, Nereu José. O Devido Processo legal. Abordagem conforme a Constituição Federal e ao Pacto de São José da Costa Rica. São Paulo: Atlas, 2014.
ROXIN, Claus. Derecho Procesal Penal. Tradução do alemão Strafverfahrensrecht de Gabriela E. Córdoba e Daniel R. Pastor. Buenos Aires: Del Puerto s.r.l., 2000.
ROXIN, Claus; ARZT, Günther; TIEDEMANN, Klaus. Introdução ao Direito Penal e ao Direito Processual Penal. Tradução do alemão Einführung in das Strafrecht und Strafprozessrecht de Gercélia Batista de Oliveira Mendes. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
VALENTE, Manuel M. G. Processo penal – Tomo I. 3.ª Edição. Coimbra: Almedina, 2010.
VIEIRA, Renato Stanziola. Paridade de Armas no Processo Penal. Brasília: Gazeta Jurídica, 2014.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
As of 2022, articles published in the RDPP are licensed under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. rticles published until 2021 adopted the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.