A infiltração online no processo penal – Notícia sobre a experiência alemã
DOI:
https://doi.org/10.22197/rbdpp.v5i3.278Palavras-chave:
infiltração online, processo penal, direitos fundamentais, direito alemão.Resumo
O artigo descreve a discussão alemã sobre a técnica de investigação da infiltração online no processo penal e tenta extrair lições para o sistema brasileiro.Downloads
Referências
Beukelmann, Online-Durchsuchung und Quellen-TKÜ, NJW-Spezial 2017, 440.
Blechschmitt, Quellen-TKÜ und Online-Durchsuchung, StraFo 2017, p. 361
Bruns, in: Hannich (coord.), Karlsruher Kommentar zur Strafprozessordnung, 8a. ed., München, 2019 (= KK-StPO).
Derin/Golla, Der Staat als Manipulant und Saboteur der IT-Sicherheit, in: NJW 2019, p. 1111.
Dimoulis/Martins, Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, 5ª. ed., 2014.
Ferreira Mendes/Gonet Branco, Curso de Direito Constitucional, 12ª. ed., 2017.
Graf (coord.), Beck’scher Online-Kommentar Strafprozessordnung (= BeckOK StPO), 33ª. ed., 1.4.2019.
Greco, Fortgeleiteter Schmerz – Überlegungen zum Verhältnis von Prozessabsprache, Wahrheitsermittlung und Prozessstruktur, in: GA 2016, p. 1.
Grözinger, Die Überwachung von Cloud-Storage, Baden-Baden, 2018.
Hilgendorf/Valerius, Direito Penal: Parte Geral, São Paulo, 2018.
Rüscher, Alexa, Siri und Google als digitale Spione im Auftrag der Ermittlungsbehörden?, NStZ 2018, p. 687.
Sarlet, Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988, 10ª. ed. Porto Alegre, 2015.
Sarlet, Teoria geral dos direitos fundamentais, in: Sarlet/Marinoni/Mitidiero, Curso de direito constitucional, 7ª. ed., 2018.
Schünemann, Legitimation durch Verfahren?, StraFo 2015, p. 177.
Soiné, Die strafprozessuale Online-Durchsuchung, NStZ 2018, p. 497 e ss. (499).
Wolter (coord.), Systematischer Kommentar zur Strafprozessordnung (= SK-StPO), vol. 2, 5a. ed., Köln, 2016.
Wolter, O inviolável e o intocável no direito processual penal: reflexões sobre a dignidade humana, proibições de prova, proteção de dados (e separação informacional de poderes) diante da persecução penal, São Paulo, 2018.
Záboji, „Unheimliche Bilder“, in: Frankfurter Allgemeine Zeitung, publicado em 8.6.2016, acessível em: http://bit.ly/2LZUCKM.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de auto-plágio.
- Portanto, a reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença da Creative Commons.
A partir de 2022, os artigos publicados na RDPP estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os artigos puliicados até 2021 adotaram a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
---------------
Arquivamento e distribuição
Permite-se sem restrições o arquivamento do PDF final publicado, em qualquer servidor de acesso aberto, indexador, repositório ou site pessoal, como Academia.edu e ResearchGate.